Home / Noticias / Secretaria de saúde lança a campanha de combate a malária no dia mundial de combate a mesma.

Secretaria de saúde lança a campanha de combate a malária no dia mundial de combate a mesma.

Na última quinta-feira, dia 25 de abril, dia Mundial de combate à Malária, a Prefeitura de Oeiras do Pará, através da secretaria de saúde em parceria como o governo federal e estadual lançou a Campanha permanente contra a malária, o evento da saúde aconteceu na Câmara municipal, e busca fortalecer e aumentar o combate contra essa doença que tem amedrontado a região do baixo tocantins e Marajó, Oeiras além de atender os seus munícipes atende moradores ribeirinhos de Cametá, Bagre e outras localidades adjacentes de outros municípios que fazem fronteira.

”A ideia da campanha e mostrar para a população que o controle da malária é feito com a participação de diversos setores envolvidos como a saúde, governo com as três esferas governo federal, estadual e municipal, mas nos temos principalmente a participação da população que hoje tem sido um dos pontos críticos para o controle da malária, não só de Oeiras mas no Brasil como todo, por exemplo o tratamento que as pessoas estão fazendo não estão fazendo da forma correta, ou seja o remédio que é para uma pessoa tomar ela por achar que já melhorou está compartilhando com mais de uma pessoa por achar que está com a doença por está com os mesmos sintomas, assim as pessoas ao voltar para verificar se está curado acabado dando positivo novamente por não tomar todo o remédio, todos precisam está juntos nesta luta, cidadão oeirense, governo e todos os poderes. O governo federal está presente em Oeiras dando todo o apoio para que a campanha permaneça mesmo não havendo casos no município, vamos continuar no combate e vigilantes. Parabéns ao secretário de saúde Sr. Dinho Ribeiro que dentro 5 município que foi disponibilizado o recurso e ele soube usar para o combate desta doença”, finalizou Aline Souza da Silva, do ministério da saúde

”Deu mais de 50% de LVC, o que é LVC? é aquela malaria que não foi curada!, pois como foi falo muitas das vezes o remédio é compartilhado, eu pego a malária, meu irmão tem o mesmo sintoma e eu divido o remédio com ele, ou seja os dois não estão sendo tratado corretamente. Nos não queremos responsabilizar quem não está fazendo o tratamento correto, nos queremos pedir para os ACS’s, todos da saúde e que tem influencia com os vizinhos, amigos e parentes para conscientizar para a importância de todos no combate a essa doença, nos estamos lançando essa campanha no dia mundial de combate a malária, estamos fazendo a mobilização, nos vamos pras ruas, bairros, escola, pra conscientizar a todos, e muitas da vezes as pessoas pegam a doença e não tem como sair para trabalhar e acabam passado necessidade. Queremos ter o apoio de todos para que possamos combater esse mal”, disse o secretário de saúde Sr. Dinho Ribeiro.

O senhor Paulo Cardoso representante estadual falou da importância de todos para que a doença possa ser combatida e assim como foi em anos anteriores, naquele outro momento só foi possível porque realmente as pessoas quiseram, não adianta trazer mosquiteiros, medicamento, colocar equipes com voadeiras, motos na estrada, fazer fumace se nós não tivermos compromisso em tratar e se prevenir contra a malária. ”A chamada de hoje, dia 25 de abril uma data alusiva em combate a malária, no Brasil diminuímos muito o número de morte causada por essa doença e, o Brasil tem condição de tratar a mesma, por exemplo a africar não tem condição e muitas pessoas estão morrendo, e nós aqui temos a oportunidade de financiamento de medicamento e outros meios de prevenção e estamos jogando fora mosqueteiros , remédio etc… estou falando tudo isso para chamar a atenção de todos para que possamos valorizar o trabalho de cada um que estão pegando sol e chuva pra conter esse mal que trás muito prejuízo para as pessoas”, Ressaltou o representante estadual.

O representante do poder legislativo vereador Sr. Edson Farias parabenizou o governo municipal através do secretário Dinho Ribeiro, governo estadual e federal pela importância desta campanha. ”Não é só combater e sim prevenir e conscientizar, muitas das vezes o cidadão nunca teve uma palestra e precisamos fazer isso, desejo sucesso a todos os envolvidos, pois com a graça de Deus estamos providos de excelentes profissionais capazes de eliminar a malária em nosso município, pois nós todos sofremos com o problema desta doença, muitas das vezes saímos pela madrugada para ir buscar pacientes bem distante da sede do município com o apoio da secretaria de saúde”, disse o vereador representando o legislativo.

Após as falas e palestras na câmara municipal os profissionais de saúde junto com equipe de governo local, ministério da saúde e estadual percorreram algumas ruas entregando o adesivos, panfletos e outros matérias para conscientizar o povo da importância do combate e prevenção para o bem maior de todos.

 

Ministério da saúde
Secretaria de estado de saúde
Secretaria municipal de saúde
e Prefeitura de Oeiras do Pará juntos no combate e prevenção contra a MALÁRIA em Oeiras do Pará.

Você pode Gostar de:

UBSF do Município de Oeiras do Pará em fase de acabamento.

Veja como está ficando A UBSF do Município de Oeiras do Pará. As conquistas não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acessibilidade